quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Hospital de Clínicas Alberto Lima reativa leitos da UTI e amplia atendimento


O Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima (HCAL) conta agora com uma retaguarda de onze leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A ampliação da oferta de leitos ocorreu após o investimento inicial por parte do governo do Estado de R$ 4,4 milhões em compras de equipamentos exclusivos para centros cirúrgicos e UTI´s dos hospitais estaduais de Macapá.
Antes do investimento havia apenas quatro leitos de UTI no HCAL. Pouco mais de uma semana foram reabertos mais sete leitos dentro do Hospital Alberto Lima. O HCAL recebeu dez ventiladores pulmonares mecânicos, dez monitores multiparamétricos, quatro aspiradores cirúrgicos, onze colchões hospitalares, onze suportes para soro, dez válvulas de oxigênio e dez válvulas de ar comprimido.
O hospital também ampliou o abastecimento de medicamentos e correlatos, além da contratação de pessoal por intermédio de concurso realizado pelo Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para receber a demanda atendida no hospital.
O coordenador de Assistência Hospitalar, Edilson Mendes Pereira, ressaltou que a UTI do Hospital Alberto Lima é referência no Estado por receber pacientes de alta complexidade nas áreas de oncologia, neurocirurgia, traumatologia, entre outros.
Edilson Mendes explicou que com a aquisição dos equipamentos os hospitais contemplados reforçam o nível de segurança dos profissionais de saúde no atendimento aos pacientes, haja vista que são aparelhos com tecnologia de ponta.
Ele reforçou que os investimentos resultam das ações do PROAMAPÁ Saúde, instituído com o propósito de avançar na ampliação dos serviços de saúde dispensados aos usuários do SUS. "Além de ampliar a capacidade de atendimento de pacientes internados e que necessitam de UTI, o hospital também recebe pacientes de outras unidades hospitalares".
Edilson prevê que até final de fevereiro a Sesa conclua o serviço de instalação dos novos equipamentos de UTI´s e de centros cirúrgicos nos demais hospitais: Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HCA), Hospital Estadual da Mulher Mãe Luzia (HMML) e Hospital Estadual de Emergência (HE), também contemplados com a compra de equipamentos.
O coordenador antecipou que o Estado fez a aquisição de tomógrafo novo para o Hospital de Emergência, que deverá ser instalado ainda este trimestre, e anunciou também a compra de um aparelho de ressonância magnética para funcionar no HCAL.
A compra dos equipamentos faz parte de um investimento do governo do Estado que soma R$ 10 milhões. A aquisição dos demais equipamentos será finalizada ainda neste semestre.

Edy Wilson Silva/Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário