domingo, 24 de fevereiro de 2013

Amapá e Oiapoque serão beneficiados com reforma e ampliação de aeroportos


Em reunião realizada esta semana na Superintendência do Banco do Brasil no Amapá, foi firmada uma parceria com o Governo do Estado e as prefeituras para a revitalização dos aeroportos dos municípios de Amapá e Oiapoque.
O Banco do Brasil, em 18 de dezembro de 2012, foi convidado a participar do "Projeto de Investimentos: Aeroportos" da Secretaria de Aviação Civil (SAC), órgão vinculado à Presidência da República. A atuação do banco envolve a administração da parte dos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), destinados à modernização, reforma, ampliação e construção de 270 aeródromos regionais, bem como a contratação de obras, aquisição de bens e serviços e o acompanhamento e a fiscalização de projetos estruturantes, no valor de R$ 7,3 bilhões.
Foi publicada a Medida Provisória (MP) nº 600, em comum acordo com os órgãos envolvidos, cujo texto autorizou a Secretaria de Aviação Civil e o Banco do Brasil para a realização do projeto. A referida MP permitiu que o banco utilizasse o Regime Diferenciado de Contratações Públicas para a consecução dos objetivos firmados com a SAC e com a Casa Civil. Portanto, o banco realizará, em nome da união, as compras e contratações necessárias para cada aeroporto selecionado pela SAC.
Para que isso ocorra, é fundamental a colaboração e o apoio dos estados e municípios no sentido de garantir o acesso e a disponibilização das informações necessárias para o sucesso da empreitada. Em complementação à MP, está sendo elaborado Decreto Presidencial da República que regulamentará a atuação do banco no Programa de investimentos em Logística de Aeroportos Regionais.
O Amapá foi contemplado com dois aeródromos, de Amapá e de Oiapoque, com o aporte financeiro de R$ 74,5 milhões.
Na reunião, ficou definido que a Casa Civil fará a coordenação e apoio junto aos órgãos federais, a SAC será a contratante, fará a definição de prioridades, alocação de recursos e normatização, a Anac fará a regulamentação, aprovação, homologação de obras, fiscalização e cooperação técnica, cooperação essa que também será de responsabilidade da Infraero.
O Governo do Estado do Amapá será responsável pelos questionários de diagnósticos, fará a carta de apresentação do representante do governo nos aeródromos e operação e manutenção dos aeródromos através da Secretaria de Transportes. O Banco do Brasil fará a gestão dos fundos, realização do procedimento licitatório, aquisição de bens, contratação de obras e serviços, supervisão de obras e a administração dos contratos.
Estavam presentes no encontro o superintendente do Banco dlo Brasil, Rosélio Furst; o secretário de Transportes, Bruno Mineiro; o prefeito de Amapá, Francisco Assis; o gerente da Infraero, Ezequiel Gomes; o gerente de Setor Público do BB, Marcelo Botelho; o gerente de Relações de Governo do BB, Sérgio Carrapeta; e o gerente de Transportes Aéreos da Setrap, Weligton Souza.
O próximo passo será a visita aos aeroportos no período de 25/02 a 01/03, com a presença de técnicos do GEA e do BB. Até o dia 06/03 será o prazo para entrega do questionário com os diagnósticos dos aeródromos; de 07 a 08/03 será a fase de tabulação e análise dos questionários e no dia 13 /03 acontecerá a reunião, em Brasília, com a ministra da Casa Civil.
O secretário Buno Mineiro, que na reunião estava representando o governador Camilo Capiberibe, disse que, para o Amapá, é importante esse tipo de iniciativa e que o governo está de portas abertas para firmar futuros acordos com o Banco do Brasil.
Leonardo Trindade/Setrap

Nenhum comentário:

Postar um comentário