sábado, 2 de março de 2013

Capiberibe quer subcomissão para investigar desmandos da ditadura


Por Aline Guedes

O senador João Capiberibe (PSB/AP) tomou posse na quinta-feira, 28/02, como vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH). Ao lado da presidente, senadora Ana Rita (PT/ES), demais membros da Comissão e representantes da sociedade civil, Capiberibe pretende levar adiante discussões sobre temas importantes, como a violência contra a mulher, direitos das crianças e adolescentes e questões indígenas ao longo de 2013.

A primeira ação de Capiberibe será o pedido de criação de uma Subcomissão Especial na CDH do Senado nos moldes da Comissão da Verdade da Câmara dos Deputados. O objetivo, segundo ele, é realizar ações conjuntas e apoiar as investigações sobre violações aos direitos humanos ocorridas entre 1964 e 1985, período que inclui a ditadura militar.

“Minha iniciativa é contribuir para um resgate desta memória sobre os absurdos cometidos no passado. Nossa juventude desconhece ou conhece pouco como tudo ocorreu e nós não podemos permitir que ocorra uma nova ditadura” – destacou.

Em conjunto com João Capiberibe, a senadora Ana Rita pediu aos demais membros da CDH que apresentem sugestões de prioridades para o ano, como ponto de partida para a definição de um “plano de trabalho que reflita o pensamento e o desejo de todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário