quinta-feira, 21 de março de 2013

Comissão de Saúde e Assistência Social da CMM visita Unidades Básicas de Saúde






Vereadores constatam uma série de problemas nas UBS, principalmente na parte de infra estrutura .Algumas estão sem condições de funcionamento.

Iniciando o calendário de visitas aos centros de saúde do município de Macapá, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal, presidida pelo vereador  João Henrique (PR), junto com os  vereadores Jaime Peres(DEM), Edna Alzier(PDT) e Neuzinha (PSB), estiveram na manhã desta quarta feira (20), nas Unidade de Saúde dos bairros do Perpetuo Socorro  e Cabralzinho.

Durante a visita,  os vereadores identificaram uma série de problemas e irregularidades no funcionamento dos postos. A ausência de  matérias para realizar exames laboratoriais, como o PCCU,  sala de curativo fechada, falta de lençóis para os leitos, infra estrutura do prédio deteriorada e falta de climatização, foram alguns dos problemas encontrados pelos membros da comissão.

Moradores da região que buscavam atendimento no local fizeram reclamações a Comissão de Saúde. “Nós estamos sofrendo com a situação, tem gente que tenta há 15 dias receber um atendimento para diagnosticar uma febre e não recebe o serviço”, revelou uma líder comunitária, que não quis se identificar.

A comissão constatou que a unidade de saúde do Perpetuo Socorro é a única que está em funcionando na zona Norte da capital. Atualmente as UBs Marcelo Cândia, Álvaro Correia, Novo Horizonte e Cidade Nova I estão fechadas.

Unidade no mato

No bairro do Cabralzinho, a comissão se deparou com uma unidade de saúde abandonada e tomada pelo mato que cresce a cada dia. O vereador João Henrique(PR) lamentou o estado de abandono com o bem público. “É muito complicada a situação da população, não podemos ficar inertes a essa situação, nós vamos buscar soluções para esse problema imediatamente”, disse o vereador.

Após a primeira visita, a comissão vai reunir  para analisar a situação e emitir um relatório para que possa ser apresentado na Câmara Municipal e em seguida, ao secretário de saúde.

Na próxima semana os membros da Comissão de Saúde vão usar a tribuna do legislativo municipal para apresentarem as demandas da Unidade do Perpetuo Socorro, além de anunciar os próximos centros de saúde que serão visitados.


As sessões da Câmara de Vereadores de Macapá ocorrem as terças e quintas-feiras, as 9h da manhã.

ASCOM-CMM
9981-0050

Nenhum comentário:

Postar um comentário