sábado, 30 de março de 2013

CURTINHAS DO JM



 ## De acordo com o economista Antônio Teles Júnior, a Anglo Ferrous, que teve seu porto de embarque de minério destruído esta semana, foi responsável por 76,28% das exportações do Amapá no ano passado, totalizando mais de 340 milhões de dólares.

##O Ministério da Pesca e Aquicultura vai financiar projetos de interesse dos pescadores, catadores e marisqueiros do Estado do Amapá. A garantia foi dada pelo ministro da Pesca, Marcelo Crivella, ao senador João Capiberibe, durante encontro no ministério. Capi discutiu propostas e articulou a liberação dos recursos. Serão apoiados pelo MPA projetos como a construção de uma unidade de produção de alevinos de peixes, piscicultura em tanque-rede, que introduz a engorda de peixes em tanque-rede na região dos lagos e aquisição de embarcação frigorífica para escoamento da produção. O governo do Amapá vai aderir ao ‘Plano Safra Pesca e Aquicultura’, conforme sugestão do ministro Crivella, que beneficiará pescadores artesanais, catadores e marisqueiros de todo o Estado.

## PIRATAS DA BATUCADA – Completa 40 anos neste domingo (31 de março de 1973). A escola de samba jamais deixou de participar dos desfiles do Carnaval no Amapá e é a maior campeã da era sambódromo.

## Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá alerta os mototaxistas atuantes no município, que o período de recadastramento junto à companhia encerra no dia 20 de abril. O recadastramento deve ser realizado por todos os mototaxistas, independente de possuir ou não veículo cadastrado na CTMac.

## Com a recuperação de duas ambulâncias, a prefeitura de Macapá anuncia que reativou as bases das zonas sul e norte do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Outras duas ambulâncias serão liberadas nos próximos dias. O atendimento é feito através do número 192.
A conclusão do último trecho da rodovia norte/sul, em Macapá, será liberada. A garantia foi dada ontem pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, ao senador João Capiberibe (PSB/AP). Moreira Franco prometeu vir ao Amapá para inaugurar a reforma no Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre e assinar o acordo que permite ao governo do Estado finalizar a rodovia norte/sul. A conclusão do último trecho da norte/sul vai desafogar o tráfego em toda a cidade, beneficiando diretamente cerca de 60 mil moradores.

 ## A Fortaleza de São José de Macapá encerra a programação de aniversário dos seus 231 anos de fundação com a apresentação da peça teatral "Uma Cruz para Jesus: O Ritual Cantado 2013", da Companhia Teatro de Arena. O espetáculo iniciou na quinta-feira 28, e vai até o dia 30 de março, às 19h, no Anfiteatro do Museu. Amadeu Lobato é o diretor da peça, criada em 1979.

## Justiça Federal no Amapá determinou que o presidente da comissão eleitoral da OAB, Carlos Tork, forneça ao candidato a presidente Alessandro Brito, da chapa de oposição a Paulo Campelo, a listagem atualizada de advogados inscritos na seccional, com nome, endereço e telefone, e se os mesmo estão ou não aptos a votarem nas eleições próximas, independentemente do pagamento de qualquer taxa. ## Publicado o edital que trata da eleição na OAB Amapá. Votação será dia 3 de maio, com prazo para registro de chapas até 2 de abril. Edital tem a assinatura do advogado Carlos Tork, interventor. 

## A partir de 14 de abril a revisão biométrica será obrigatória para todos os eleitores do Estado, avisa o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. Desde o dia 21 funciona no Salão Nobre do Palácio do Setentrião um posto de atendimento para cadastramento biométrico. Mas o posto é destinado apenas aos servidores do Palácio e segue naquele lugar até terça-feira 26.

## As soldados, Adriany de Jesus e Ana Carolina, da Polícia Militar do Amapá, passaram por todas as provas e agora integram o BOPE.  Atualmente, a PM Amapá possui cerca de 700 mulheres entre os batalhões e profissões diversas. Em 1989, houve o primeiro ingresso de mulheres à instituição, algumas já aposentadas como oficiais.

## O Governo do Amapá e a Prefeitura de Macapá (PMM) iniciam neste sábado, dia 30, limpeza e a operação tapa buraco. Em reunião de trabalho realizada entre as equipes do Estado e do município, no Palácio do Setentrião, ficou definido o início do trabalho em parceria para a recuperação de Macapá. As 16 equipes de limpeza se concentrarão no bairro Novo Horizonte e as oito equipes vão iniciar o trabalho de tapa buraco nos bairros do Muca e Zerão. Este é o começo parceria firmada entre o GEA/PMM.

## O governador Camilo Capiberibe determinou que as secretarias de Estado Educação e da Administração providenciem devolução, o mais breve possível, da regência de classe retirada no mês de junho de 2012, quando, pela Justiça, a greve dos professores foi considerada ilegal. Já no pagamento de dezembro de 2012 foi realizada a devolução do valor das faltas dos grevistas, que, pelo mesmo motivo, foi descontado em julho de 2012. Camilo disse que com isso demonstra o compromisso que tem com a classe do magistério, e as devoluções deixam claro para a sociedade que os prejuízos financeiros que os professores tiveram, em decorrência da greve, serão amenizados.

## A CEA informa que haverá interrupção no fornecimento de energia elétrica na segunda-feira, dia 1º de abril, das 14/17h, na: Rua Raimundo Ramos, entre a Av. José dos Santos Furtado e Av. Moacir Braga Coutinho, bairro Perpétuo Socorro, para instalação de afastador de baixa tensão; Rua Amadeu Gama com av. Francisco Matos, bairro Universidade; e Rua Zeca Serra, entre a Av. Tenente Amaral e Av. Geovanete Pinheiro Borges, para poda de árvores.

## O Ciclo do Marabaixo deste ano inicia no sábado, dia 30 de março, no bairro Santa Rita (antiga Favela). No domingo, 31, a festa continua no Laguinho. Os festejos seguem até o Domingo do Senhor (dia 2 de junho), logo após a celebração de Corpus Christi, em 30 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário