sábado, 16 de março de 2013

Falta de atendimento nos Postos de Saúde lota Pronto Atendimento Infantil do Estado


A paralisação da Unidade de Pronto Atendimento do município na Unidade de saúde Marcelo Cândia, zona norte de Macapá, tem levado centenas de pais a procurarem por atendimento Pronto Atendimento Infantil do Estado (PAI), onde apenas os casos mais graves deveriam dar entrada.
De acordo com a diretora  do PAI, Olinda Consuelo, são casos de diarréia, tosse, gripe ou resfriado que poderiam receber atendimento nas unidades do município, porém esses serviços estão paralisados. “A situação é grave. O município precisa urgentemente receber essa população. Nós estamos acima do limite” dia Olinda.
 Segundo a diretora em alguns casos a previsão de material e medicamento que o PAI vinha trabalhando foi superada e a reposição demora de dois a três dias. “Essa situação gera cobrança dos pais e desgastes dos profissionais, porém a procura por atendimento tem aumento cada dia mais” afirma a diretora.
A crise na rede pública de saúde do município teve inicio em 2012, na gestão do ex-prefeito de Macapá, Roberto Góes. Durante as eleições municipais de uma só vez a secretaria de saúde do município fechou 7 postos de saúde para uma suposta reforma.  Alguns postos foram abertos depois do pleito, porém praticamente sem nenhum serviço funcionando. Com o inicio da nova gestão municipal havia expectativa de normalidade nos serviços, porém a prefeitura não consegue resolver o problema.
Recentemente o Estado recebeu a visita de técnicos do Ministério da Saúde que puderam constatar o grau do problema que  nesse momento o Estado enfrenta praticamente sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário