sábado, 30 de março de 2013

Governador quer investigação para apurar causa de desmoronamento no porto da Anglous Ferrous




Na manhã desta quinta-feira, 28, o governador Camilo Capiberibe, acompanhado de técnicos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, além de secretários de Estado, esteve na empresa Anglous Ferrous, em Santana, para verificar pessoalmente a área do acidente e ao mesmo tempo solicitar que seja feita uma investigação para apurar as causas.


De imediato a empresa será notificada pelo Instituto do Ambiente e Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap) para que apresente o Plano de Emergência. Paralelamente a isso, os técnicos do órgão, com o apoio do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Ieap), Secretaria de Estado da Indústria e Comércio, mais o Batalhão Ambiental já iniciaram uma vistoria no local.

"Também será solicitado que seja contratada uma empresa para fazer um laudo, cujo acompanhamento será feito pelos técnicos do governo para que se descubram as causas do desmoronamento", informou o diretor do Imap, Maurício de Souza.


O resgate


O governador Camilo Capiberibe disse que de imediato o Corpo de Bombeiros, com uma equipe de dez mergulhadores, se concentra no resgate das vítimas, para dar uma resposta às famílias, e que todos os órgãos do Governo Estadual estão mobilizados.


"Vamos trabalhar conjuntamente para saber o que aconteceu e principalmente para evitar no futuro que acidentes como esses voltem a se repetir. Agora, uma perícia profunda precisa ser feita no local para saber se cabe a responsabilidade a alguém"


As famílias

Camilo Capiberibe, após inspecionar o local do acidente, conversou com os familiares das vítimas, que estavam numa das salas da empresa, informando as ações que estão sendo tomadas. "Nossa primeira preocupação é resgatar os trabalhadores e garantir o amparo psicológico às famílias, o que já está sendo feito pela empresa".

Aguardando laudo


Sobre as causas do acidente, o governador Camilo Capiberibe fez questão de declarar que qualquer comentário sobre o assunto é especulação. Que somente laudos feitos por técnicos especialistas na área é que poderão afirmar com precisão o que de fato ocorreu. "Entender o que de fato aconteceu vai ajudar a evitar que outros acidentes desta natureza voltem a ocorrer", resumiu.


O acidente

De acordo com relatos de trabalhadores, o acidente ocorreu por volta da meia noite, com o desmoronamento de terras na encosta do porto e a consequência foi o desabamento do píer. O Corpo de Bombeiros foi acionado e ainda conseguiu resgatar, com vida, dois trabalhadores. Seis ainda estão desaparecidos. A área desmoronada corresponde aproximadamente 230 metros de frente por 70 metros de fundo.


Em Brasília



Pelas redes sociais, o senador João Alberto Capiberibe disse que conversou com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, sobre o acidente do porto de Santana e que o mesmo acionará sua equipe para acompanhar o caso. O deputado federal Sebastião Rocha comentou também nas redes sociais que vai solicitar perícia oficial junto a Marinha do Brasil e Secretaria Nacional dos Portos.


Paulo Ronaldo/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário