quinta-feira, 7 de março de 2013

OPERAÇÃO AZOUGUE


Macapá-AP: A Polícia Federal desencadeou, nesta quinta-feira (07.03.2013), a OPERAÇÃO AZOUGUE.
Foram cumpridos 6 (seis) mandados de busca e apreensão, no município de Macapá, expedidos pela Justiça Federal no Estado do Amapá, que culminaram na apreensão de 25 (vinte e cinco) quilos de mercúrio e 1 ( um) quilo  de ouro.
A investigação teve início em 2011, com o objetivo de colher provas a respeito empresas que comercializam mercúrio metálico (conhecido popularmente como azougue), sem autorização do órgão ambiental, fomentando a extração de ouro nos garimpos, podendo causar poluição e problemas de saúde pela manipulação incorreta da substância. O quilo do mercúrio é vendido a R$ 600,00 aos garimpeiros.
O mercúrio é um metal líquido muito usado nos garimpos, facilitando a identificação do ouro “in natura”, em meio a outras substâncias sólidas.
No entanto, a substância pode transformar-se em vapores tóxicos e corrosivos, e, quando inalado ou ingerido, pode causar sérios danos à saúde, atacandoórgãos e sistemas mais vulneráveis, tais como o sistema nervoso central, bem como o renal e o pulmonar.
Além do comércio ilegal de mercúrio, as investigações destinam-se a apurar se as empresas estariam operando irregularmente, sem autorização do Banco Central, e adquirindo ouro de áreas não autorizadas pelo DNPM (Departamento de Produção Mineral).
Os integrantes da organização são investigados pelos crimes de quadrilha,comércio e depósito ilegais de substâncias tóxicas, exploração ilegal de matéria-prima pertencente à União e funcionamento irregular de instituição financeira. Somadas as penas podem chegar a 16 anos de prisão.

Comunicação Social da Superintendência da Polícia Federal no Amapá
(96) 3213-7534


 Dentro do calendário definido pela CTMac a vistoria de toda frota dos ônibus operantes em Macapá também será realizada.


Patricia Leal – Asscom CTMac
twitter: @AscomCtmac
contato: 9111-8868 / 8128-1663

-- 
Asscom Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 9154 8850

Nenhum comentário:

Postar um comentário