quinta-feira, 28 de março de 2013

Operação Pacto pela Paz continua no feriadão da Semana Santa em Macapá e Santana



Diante do saldo positivo apresentado pela operação Pacto pela Paz, realizada no último final de semana, a Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) resolveu dar continuação às fiscalizações integradas neste feriadão da Semana Santa. As ações reiniciam nesta quarta-feira, 27, nas zonas Sul, Norte e Leste de Macapá. Em Santana, uma minioperação também será montada.
Trabalhada em conjunto pelas polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), a Guarda Municipal, o Grupo Tático Aéreo (GTA), o Conselho Tutelar de Macapá, o Juizado da Infância e Juventude e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbanístico e Habitação (Semduh), a operação não registrou nenhum homicídio durante as madrugadas dos quatro dias de fiscalizações. Também nesse período, apenas quatro motoristas foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool.
As blitze dos órgãos de segurança pública, envolvidos na operação a estabelecimentos comerciais noturnos e nas principais vias da capital, deram um freio na violência das ruas. A presença massificada da autoridade policial intimidou a ação de bandidos e a conduta irregular de motoristas que combinam álcool e direção.
Foram visitados pelas equipes do Corpo de Bombeiros 20 estabelecimentos noturnos, entre bares e boates. Por falta de autorização para o funcionamento, cinco locais foram notificados e cinco interditados.
A Semduh emitiu 11 notificações e dez interdições por falta de alvarás e obstrução do passeio público. O Conselho Tutelar e o Juizado da Infância e Juventude orientaram e apreenderam menores que estavam em situação de vulnerabilidade.
No Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) dos bairros Congós e Pacoval, quatro ocorrências de roubo e uma de furto foram registradas. Quatro pessoas apresentadas por dirigir sob o efeito de álcool.
No trânsito, segundo o relatório de ocorrências da Polícia Militar do Estado, nos dias 22 e 23, na orla do Araxá, onde se concentra o maior número de pessoas no fim de semana, 107 veículos foram abordados. Desses, dez foram removidos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito. Quase 40 motoristas (39) foram notificados e sete documentos recolhidos.
Ainda na passagem das blitze, realizadas de 0h às 5h, 48 pessoas foram abordadas, das quais três foram conduzidas à Delegacia de Polícia. A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá realizou quatro notificações de remoções de carros (táxis com licença de tráfego vencida) e outras três notificações de remoções, sendo um carro e duas motos por estacionamento em local proibido. Outros dois carros e uma moto receberam notificações. Foram 31 abordagens nas duas frentes da ação, zonas Norte e Sul.
Em toda a capital, apenas dois acidentes com danos materiais e cinco com vítimas parciais foram registrados. A operação Pacto pela Paz, estabelecida pelo Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública, ocorreu em toda a capital, nas zonas Sul e Norte.
Programada para acontecer periodicamente durante os fins de semana, a operação tem a missão de agregar forças institucionais com demais entes organizados da sociedade civil para o desenvolvimento de planejamentos e operações conjuntas com foco principal no trânsito.
Denise Muniz/Sejusp

Nenhum comentário:

Postar um comentário