sábado, 2 de março de 2013

Professor Leonil Amanajás será homenageado com Titulo de Mérito Legislativo


Em sessão solene a ser realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (ALAP), com data ainda a ser definido, o professor Leonil Aquino Pena Amanajás, será agraciado com o Título de Mérito Legislativo em Educação, pelo seu relevante papel como educador e empresário no ramo da educação, contribuindo para o crescimento e a amplitude desta no Amapá. O reconhecimento partiu do deputado Michel JK (PSDB), através do projeto de Decreto Legislativo, lido na sessão da última quarta-feira (27).


Leonil Amanajás ingressou no magistério em 1954, tinha um sonho, um projeto de vida: construir um complexo educacional que tivesse da Educação Infantil até o Ensino Superior. Passou 34 anos como funcionário público, exercendo as funções na área da educação. Quando se aposentou, tinha em mente o firme proposito de concretizar seu sonho e um desejo ainda mais forte, o de contribuir com a educação amapaense. “Sou de uma família pobre e, pensando nisso, quis dar minha parcela de contribuição ao Estado. Fundei a pré-escola, o 1º e 2º graus, por etapas. Foi quando surgiu a Associação Amapaense de Ensino e Cultura, que é mantenedora de Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP).


O grupo de professores de Belém, através de Edson Franco, diretor da Universidade da Amazônia (UNAMA), convidou-me para fazer parte desta Associação”, declara o professor Leonil, que aceitou o convite e, no dia 26 de novembro de 1980, a faculdade. Foi registrada no cartório de Ofício e Notas da Comarca de Macapá. Com a frase que sempre repete aos alunos: “Só através da educação de qualidade, vamos despertar esse gigante adormecido que é o Brasil”, Leonil Amanajás finaliza o texto.


Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário