segunda-feira, 25 de março de 2013

Randolfe passa para base de apoio ao governo



Diário do Amapá

Conhecido pela postura crítica ao Palácio do Planalto, o senadorRandolfe Rodrigues (Psol-AP) ingressou formalmente nessa semana no Bloco de Apoio ao Governo, grupo partidário formado por PT, PDT, PSB, PCdoB e PRB e que dá sustentação à presidente Dilma Rousseff no Senado. A entrada foi formalizada na última quarta-feira, 20, e chegou a ser comemorada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), com um "Seja bem vindo senador!!!", postado no twitter.

O ingresso no grupo, porém, segundo o parlamentar, foi necessário devido a um "golpe" de colegas, que poderia impedi-lo de permanecer em comissões importantes. A despeito da mudança, o senador reiterou ao G1 que manterá sua posição de "independência" no Parlamento. "A incorporação ao bloco de apoio ao governo é uma formalidade. A minha posição política não muda nada – e o bloco tem conhecimento disso. A entrada ocorreu em virtude da limitação da minha atuação parlamentar por força da nova regra de proporcionalidade", disse Randolfe.

O "golpe" apontado por Randolfe foi uma mudança na composição partidária do Senado, que rege a ocupação de cadeiras nas comissões temáticas, onde se concentram as discussões sobre os projetos de lei que tramitam na Casa. A composição das comissões segue a ordem da proporcionalidade, em que partidos – ou grupos de partidos aliados, os blocos – com mais senadores têm direito a mais vagas; e as menores legendas, a menos cadeiras.

Ocorre que, desde 2011, Randolfe se tornou o único parlamentar do Psol no Senado, depois que Marinor Britto (Psol-PA) teve que deixar o mandato para dar lugar a Jader Barbalho (PMDB-PA). O peemedebista assumiu o mandato porque, em março daquele ano, o Supremo Tribunal Federal julgou inválida a aplicação da Lei da Ficha Limpa em 2010, que inicialmente o havia barrado. Pelo mesmo motivo, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e João Capiberibe (PSB-AP), outrora impedidos, também assumiram seus mandatos, mudando a configuração partidária da Casa. Por causa das substituições, há duas semanas, líderes dos blocos partidários pediram ao novo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), a revisão do cálculo – hoje defasado – que distribuiu as vagas para cada partido e bloco no início de 2011.

"É um golpe que me obriga a me incorporar", afirmou Randolfe Rodrigues. Por conta da entrada no bloco, ele ganhou assento nas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania, de Educação e de Relações Exteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário