quinta-feira, 21 de março de 2013

Sesa realiza oficina para discutir o fortalecimento da atenção primária


Buscando melhorar e agilizar cada vez mais o atendimento dispensado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na rede pública hospitalar, o Governo do Estado realiza durante três dias, uma oficina sobre Redes de Atenção à Saúde. O objetivo é discutir e elaborar um plano de fortalecimento da atenção primária, de responsabilidade dos municípios, por um acolhimento mais ágil e eficiente na rede básica de saúde.
O encontro, iniciado nesta quarta-feira, 20, acontece das 9h às 12h e das 14h às 17h, no auditório do Centro Educacional Graziela Reis de Souza, e reúne cerca de 60 pessoas. Participam da oficina secretários municipais de saúde, profissionais de saúde, gestores da atenção básica, da vigilância sanitária, diretores e administradores de hospitais públicos do Estado.
O secretário de Estado da Saúde, Lineu Facundes, ressalta que o fortalecimento da rede básica é essencial para que cada município assuma seu papel e o Estado concentre seus esforços nos atendimentos de média e alta complexidade.
Atualmente, cerca de 80% das demandas atendidas nos hospitais do Estado, principalmente o Hospital de Emergência (HE) e o Pronto Atendimento Infantil (PAI), provocando maior tempo de ocupação de leitos e de filas nos corredores do hospital, poderiam ser resolvidas em centros ou postos de saúde, que são gerenciados pelas prefeituras municipais.
Lineu Facundes explica que os resultados do fortalecimento da rede de atenção primária aparecerão a médio e longo prazo, mas as ações começam de imediato a partir de oficinas, capacitações e qualificações de técnicos e gestores que atuam na atenção primária.
"Hoje, um dos maiores problemas na atenção primária é que praticamente nenhuma dessas unidades básicas de saúde oferece exames laboratoriais, sobrecarregando esse serviço em nossos hospitais. Porém, o primeiro atendimento médico deve ocorrer na rede básica e, muitas vezes, isso não acontece", relata.
Edy Wilson Silva/Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário