quinta-feira, 18 de abril de 2013

Amapaenses se mobilizam para cobrar punição aos envolvidas nas operações da PF


Se depender da agilidade do processo de investigação o maior esquema de corrupção já apontado pela Polícia Federal no país, poderá cair no esquecimento dos amapaenses. Preocupados com a lentidão diversas  entidades da sociedade civil irão aproveitar mais uma edição do “Dia Nacional do Basta, Contra a Corrupção”, neste 19 de abril, para pedir o afastamento definitivo do conselheiro e ex-presidente do Tribunal de contas do Estado (TCE) , José Júlio de Miranda, além de cobrar a conclusão e o julgamento de todos os processos oriundos das operações da Polícia Federal ocorridas no Amapá, com a devida condenação dos culpados e a devolução de todo dinheiro roubado.
Dois anos e sete meses depois da operação Mãos Limpas, realizada pela Polícia Federal no Amapá em setembro de 2010, todos os envolvidos nas denúncias de corrupção continuam livres e impunes. Por enquanto, nenhuma das 105 pessoas presas ou conduzidas coercitivamente foi condenada por participar da organização criminosa composta por servidores públicos, agentes políticos e empresários que praticava desvio de recursos públicos do Estado do Amapá e da União.
Segundo estimativas da própria Polícia Federal o rombo nos cofres públicos passou de R$ 1,5 bilhão. As investigações revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - FUNDEF.
Em 09 de setembro de 2010 a Polícia Federal prendeu o então governador do Estado, Pedro Paulo Dias (PP), o ex-governador Waldez Góes (PDT), a ex-primeira dama e atual deputada estadual Marília Góes (PDT), o presidente do TCE, Júlio de Miranda, secretários e ex-secretários do Governo do Estado, além de empresários, servidores públicos e lobistas. O então prefeito da capital, Roberto Góes (PDT), o então presidente da Assembléia Legislativa Jorge Amanajás (PSDB) e outros deputados foram conduzidos coercitivamente para prestar depoimento.
De acordo com a PF, a maioria dos contratos administrativos firmados pela Secretaria de Educação não respeitavam as formalidades legais e beneficiavam empresas previamente selecionadas. Apenas uma empresa de segurança e vigilância privada manteve contrato emergencial por três anos com a Secretaria de Educação, com fatura mensal superior a dois milhões e meio de reais, e com evidências de que parte do valor retornava, sob forma de propina, aos envolvidos.
Durante as investigações, constatou-se que o mesmo esquema era aplicado em outros órgãos públicos. Foram identificados desvios de recursos no Tribunal de Contas do Estado do Amapá, na Assembleia Legislativa, na Prefeitura de Macapá, nas Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Inclusão e Mobilização Social, de Desporto e Lazer e no Instituto de Administração Penitenciária.
A Polícia Federal lacrou vários órgãos públicos para cumprir mandados de busca e apreensão. Entre as instituições públicas lacradas estavam a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Contas do Estado, a Prefeitura de Macapá, as secretarias de Estado da Educação e da Saúde e o Centro de Processamento de Dados (Prodap).
Foram mobilizados 600 policiais federais para cumprir 18 mandados de prisão temporária, 87 mandados de condução coercitiva e 94 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça. Além do Estado do Amapá, os mandados estão sendo cumpridos no Pará, Paraíba e São Paulo. Participam da ação 60 servidores da Receita Federal e 30 da Controladoria Geral da União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário