sábado, 6 de abril de 2013

Secretaria Municipal de Saúde incinera Medicamentos Vencidos e com Avarias








Como parte das ações referente aos 100 dias, que visa à reorganização da máquina pública municipal, bem como o retorno de serviços básicos aos munícipes, a Prefeitura de Macapá iniciou na manhã de hoje, 05, o processo de retirada dos medicamentos vencidos e com avarias deixados pela gestão passada. O processo aconteceu no prédio da Central de Medicamentos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), localizado na Rua General Osório, bairro Jesus de Nazaré.

Após levantamento situacional realizado no Departamento de Assistência Farmacêutica (DAFA), técnicos da Semsa identificaram que, além dos remédios vencidos, com datas distintas desde junho de 2011, estão também os avariados pelo mau acondicionamento. Parte desses ainda sofreu reação química, em decorrência da precária estrutura do local onde funciona o DAFA, responsável pelo controle, armazenamento e distribuição dos medicamentos.

 “Encontramos remédios com perfurações nas embalagens, quebrados, amassados e em alguns casos contaminado por fezes e urinas de roedores e insetos. É importante registrar que essa condição do local perdura por cerca de oito anos, o que caracteriza claramente negligencia e omissão com relação ao armazenamento”, enfatizou o secretário municipal de saúde interino, Rinaldo Martins.

Conforme o levantamento, dentre os remédios inapropriados para o consumo estão antibióticos, analgésicos, corticóides e hipertensivos, que poderiam ter sido consumidos para sanar problemas de saúde dos usuários que buscam atendimento nas unidades de saúde de Macapá.

Destino Final – Para que tudo aconteça dentro da legalidade, a Semsa contratou uma empresa especializada para dar destino aos remédios inapropriados para o consumo. Após o recolhimento os medicamentos serão enviados para empresa onde passarão por um tratamento químico e então serão incinerados.

“Todo produto recolhido será incinerado, pois este é o único meio legal para destruição de medicamentos”, disse a diretora de Vigilância Sanitária do município, Gisela Cezimbra.

O processo de incineração está marcado para acontecer na próxima segunda-feira, 08, nas dependências da empresa localizada na Gleba do Matapi, Lote II, Retiro Boa Esperança, Km 14.

Vale ressaltar que todo o processo está sendo acompanhado pelo Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap) e pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Somente após o termino da operação de recolhimento será possível ter a real dimensão do quantitativo de material perdido. A Semsa estima que quase uma tonelada de medicamentos foram perdidos, resultando num prejuízo de quase R$ 300 mil.

Solução – Para que este tipo de situação não se repita, a Prefeitura de Macapá alugou dois novos galpões, em fase final de reforma. Os prédios passam por adequações que vão atender a legislação preconizada pelo Ministério da Saúde, no que se refere ao armazenamento de medicamentos e materiais médico/hospitalar. O novo local está localizado no Araxá, Zona Sul da cidade.

Janine Cruz – Asscom Semsa
contato: 8124-1001 / 9142-2266



-- 
Asscom Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 9154 8850




Nenhum comentário:

Postar um comentário