quinta-feira, 9 de maio de 2013

Deputada Fátima Pelaes pede Audiência Pública na CME para discutir a exploração de petróleo no Amapá


Um requerimento pedindo a realização de uma audiência pública na Comissão de Minas e Energias –CME foi protocolado hoje, 8, pela deputada Fátima Pelaes. A audiência reforça a participação da bancada amapaense na base das discussões sobre a exploração de petróleo e requer informações oficiais sobre os resultados das ações empreendidas nas pesquisas na foz do rio Amazonas. A deputada pede a presença de representantes da Agência Nacional de Petróleo, Ministério Público do Amapá, Petrobrás, Ministério das Minas e Energia, Governo do Amapá, Unifap e de outros setores.
A necessidade de ampliar a discussão foi confirmada no final do mês de abril quando o engenheiro dinamarquês Kenneth Lamsen revelou a possibilidade da existência de petróleo e de um lençol de gás natural no rio Amazonas, em frente a Macapá. O engenheiro está há seis meses no estado chefiando a equipe técnica  responsável pela prospecção de petróleo na costa norte do estado, mais precisamente na faixa litorânea que se estende entre os municípios de Amapá e Oiapoque.
A exploração de petróleo no Amapá já é assunto corrente entre as petroleiras desde o ano passado. A confirmação de petróleo na Guiana Francesa que, de acordo com pesquisas, se estende até o território amapaense, abriu a disputa pelos blocos através de leilão a ser realizado ainda este mês. No Amapá o tema ganha corpo através de instituições não governamentais, e com a interferência da bancada federal, como o pedido da audiência pública, e a reunião solicitada pelo senador Randolfe Rodrigues que vai acontecer na próxima sexta-feira na Agência Nacional de Petróleo.
Entre as questões que serão levantadas na audiência pública, a perspectiva de movimentação econômica no estado com a oferta de mão de obra. “A bancada federal está sempre atenta, é do nosso interesse participar das discussões. A audiência é importante porque vai provocar o diálogo entre os interessados e esclarecer o assunto com informações oficiais. A geração de emprego e renda será um dos principais temas da pauta da audiência”, disse a deputada.
No requerimento protocolado a parlamentar pede ainda que sejam detalhados pontos como o dimensionamento e a expectativa de produção, qualificação de mão de obra, utilização de conteúdo local da indústria, ações preventivas de cuidado ao meio ambiente, e espaços a serem utilizados para infraestrutura de apoio, como portos, aeroportos e instalações gerais. A data da audiência pública será confirmada nos próximos dias.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário