quarta-feira, 10 de julho de 2013

Coordenadoria de Vigilância em Saúde divulga ações de combate ao contágio do HIV e Aids no AP

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (CVS) divulgou nesta semana um conjunto de ações que estão sendo implementadas no Amapá para o combate ao contágio do vírus HIV e Aids. As ações fazem parte das dez metas definidas pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) para 2015.
Na reunião, realizada em Brasília (DF), técnicos do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, representantes da sociedade civil, academia e gestores da área da saúde avaliaram as políticas sobre o HIV. Dez metas foram apresentadas para que os estados brasileiros iniciem ações para o combate da doença.
No Amapá, segundo o chefe da Divisão de Epidemiologia da CVS, Patrício Almeida, as ações já vêm acontecendo gradativamente. "Nosso combate ao contágio do HIV e Aids vem acontecendo de forma continuada e os resultados já estão aparecendo. Um desses resultados é o aumento do número de distribuição de preservativos masculinos e femininos", diz Patrício.
Atualmente, a distribuição dos preservativos subiu 300% para o masculino e 200% ao feminino. "Antes a pessoa para ter acesso ao preservativo tinha que fazer um cadastro nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e tinha acesso a cinco preservativos por pessoa. Hoje, estamos colocando os distribuidores em vários locais. Quem precisa pode chegar e pegar", explica o técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário