quarta-feira, 3 de julho de 2013

Imap faz análise das águas dos balneários e praias do Estado

O Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) está promovendo no período de 15 de junho até o final de julho, em Macapá e mais três municípios do Estado, o projeto Águas Claras.
A ação visa promover o levantamento da balneabilidade das águas dos principais balneários do Amapá como Curiaú, Araxá, Santa Inês e Perpétuo Socorro, em Macapá; balneário e orla de Porto Grande; orla do município de Ferreira Gomes; e Anauerapucu, em Mazagão.
Já foram realizadas cinco campanhas, seguindo a Resolução nº 274, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que classifica a água como própria ou imprópria para banho, que avaliou o índice de contaminação da água, por coliformes termotolerantes (coliformes fecais e Escherichia Coli).
De acordo com os resultados das cinco primeiras campanhas apresentadas pelo Imap, todos os balneários avaliados estavam próprios para banho. A identificação dos locais é feita pelo instituto por meio de placas, que são fixadas nos locais.
Segundo a gerente de Monitoramento do Imap, Tatiana Costa, durante todo o mês de julho, novas análises deverão ser realizadas pelo órgão, a fim de averiguar possíveis alterações quanto aos níveis de contaminação das águas que poderão apresentar resultados impróprios ao longo do monitoramento.
"Vamos fazer o monitoramento semanalmente nos balneários. Caso ocorra alguma alteração significativa na contaminação da água, uma nova placa de identificação será colocada no local, alertando os banhistas", afirma Tatiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário