28/06/2013 - A Companhia de Eletricidade do Amapá
(CEA), através do Departamento de Controle da Medição (DCME) e da Divisão de
Ligação e Cadastro de Consumidores (DiLCC), realizou essa semana um trabalho de
conscientização sobre processo de fiscalização e regularização de cadastro das
unidades consumidoras de energia elétrica localizadas no bairro Açaí. O
trabalho visa ainda fazer a regularização das unidades consumidoras
clandestinas.
A ação da equipe da CEA aconteceu com a entrega de
material informativos nos locais a serem inspecionados. A próxima etapa agora é
o trabalho de campo que acontece no período de 01 a 12 de julho. Quando
constatado que a UC (unidade consumidora) possui padrão interno ou está
clandestina esta recebe além do aviso, um folder com desenho ilustrativo sobre
o padrão de entrada. Além disso, se for constatado que a UC possui deficiência
técnica ou estiver auto religada através da medição, o cliente é notificado
para correção de padrão com prazo de 30 dias.
A regularização das unidades consumidoras clandestinas no
bairro é outra preocupação da equipe da CEA, já que o cliente passa a existir
para a Companhia, contribuindo para o aumento de sua receita e ao mesmo tempo
tem assegurado seus direitos na relação de consumo. Quando constada ligação clandestina
e o imóvel estiver com padrão de entrada de acordo com a norma a CEA cadastra a
unidade desde que o consumidor forneça as cópias dos documentos necessários.
Considerando a média de consumo por tipo de ligação das
UCs vinculadas ao alimentador, a CEA espera a recuperação de 5,6% das perdas
totais de energia nesse alimentador apenas com instalação de medidores.
Segundo o Chefe da Divisão de Fiscalização da CEA,
Hedilberto Pedroso, as ações são baseadas em resolução da Agência Nacional de
Energia Elétrica (ANEEL), que diz que em casos de ligações clandestinas a
determinação é suspensão imediata do fornecimento de energia elétrica. “No
entanto, a CEA vem adotando uma política de informação ao consumidor,
realizando visitas com distribuição de folder e informando os procedimentos
para a regularização”, disse Hedilberto Pedroso.
Segundo ele, nessa ação a CEA se preocupa em fazer o
aviso ao consumidor com bastante antecedência, para que o mesmo possa
providenciar a construção do padrão de entrada para receber a ligação, conforme
estabelece resolução da ANEEL. A lista de materiais se encontra no folder, que
é entregue junto com o aviso pela equipe de fiscalização da CEA. A segunda
etapa é a realização dos serviços. Caso o consumidor não tenha construído o padrão,
terá o fornecimento de energia suspenso.
Sete equipes foram disponibilizadas pela CEA para fazer o
trabalho de regularização de cadastro das unidades consumidoras de energia
elétrica no bairro Açaí. Ao todo dez bairros da Zona Norte da cidade vão contar
com esse tipo de ação da CEA.
SERVIÇO: ASCOM/CEA
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