domingo, 30 de junho de 2013

CEA realiza atualização cadastral e regularização de unidades clandestinas do bairro Açaí


28/06/2013 - A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), através do Departamento de Controle da Medição (DCME) e da Divisão de Ligação e Cadastro de Consumidores (DiLCC), realizou essa semana um trabalho de conscientização sobre processo de fiscalização e regularização de cadastro das unidades consumidoras de energia elétrica localizadas no bairro Açaí. O trabalho visa ainda fazer a regularização das unidades consumidoras clandestinas.
A ação da equipe da CEA aconteceu com a entrega de material informativos nos locais a serem inspecionados. A próxima etapa agora é o trabalho de campo que acontece no período de 01 a 12 de julho. Quando constatado que a UC (unidade consumidora) possui padrão interno ou está clandestina esta recebe além do aviso, um folder com desenho ilustrativo sobre o padrão de entrada. Além disso, se for constatado que a UC possui deficiência técnica ou estiver auto religada através da medição, o cliente é notificado para correção de padrão com prazo de 30 dias.
A regularização das unidades consumidoras clandestinas no bairro é outra preocupação da equipe da CEA, já que o cliente passa a existir para a Companhia, contribuindo para o aumento de sua receita e ao mesmo tempo tem assegurado seus direitos na relação de consumo. Quando constada ligação clandestina e o imóvel estiver com padrão de entrada de acordo com a norma a CEA cadastra a unidade desde que o consumidor forneça as cópias dos documentos necessários.
Considerando a média de consumo por tipo de ligação das UCs vinculadas ao alimentador, a CEA espera a recuperação de 5,6% das perdas totais de energia nesse alimentador apenas com instalação de medidores.
Segundo o Chefe da Divisão de Fiscalização da CEA, Hedilberto Pedroso, as ações são baseadas em resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que diz que em casos de ligações clandestinas a determinação é suspensão imediata do fornecimento de energia elétrica. “No entanto, a CEA vem adotando uma política de informação ao consumidor, realizando visitas com distribuição de folder e informando os procedimentos para a regularização”, disse Hedilberto Pedroso.
Segundo ele, nessa ação a CEA se preocupa em fazer o aviso ao consumidor com bastante antecedência, para que o mesmo possa providenciar a construção do padrão de entrada para receber a ligação, conforme estabelece resolução da ANEEL. A lista de materiais se encontra no folder, que é entregue junto com o aviso pela equipe de fiscalização da CEA. A segunda etapa é a realização dos serviços. Caso o consumidor não tenha construído o padrão, terá o fornecimento de energia suspenso.
Sete equipes foram disponibilizadas pela CEA para fazer o trabalho de regularização de cadastro das unidades consumidoras de energia elétrica no bairro Açaí. Ao todo dez bairros da Zona Norte da cidade vão contar com esse tipo de ação da CEA.

SERVIÇO: ASCOM/CEA

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