domingo, 30 de junho de 2013

Lula venceria no primeiro turno

Depois de três semanas de manifestações de rua em todo o país, a presidente Dilma Rousseff é a pré-candidata que mais perdeu apoio na corrida pelo Planalto.
Sua taxa de intenção de votos cai até 21 pontos percentuais. Embora ainda lidere a disputa de 2014, a queda indica que hoje ela teria de enfrentar um segundo turno.
Para piorar a situação da presidente, seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, se mostrou bem mais resiliente à insatisfação geral dos eleitores com os políticos.
Além de ter perdido só dez pontos percentuais, o petista ainda ganharia no primeiro turno a eleição hoje em um dos cenários apresentados.
Há um crescente movimento dentro do PT que pede a volta de Lula em 2014.
O Datafolha foi às ruas na quinta e na sexta-feira. Entrevistou 4.717 pessoas em 196 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O cenário hoje mais provável para a sucessão inclui Dilma, Marina Silva (Rede), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). Nessa simulação, a petista tinha 51% das intenções de voto nos dias 6 e 7 deste mês. Agora, desceu para 30%. Esse é o mesmo percentual da aprovação de seu governo, apurada no mesmo levantamento e divulgada ontem pela Folha.
A pesquisa Datafolha fez também simulações incluindo o ex-presidente Lula como candidato à presidência da República, em 2014; ele teria 46% dos votos, contra 37% dos adversários Marina Silva, Aécio Neves e Eduardo Campos somados; mesmo com a inclusão de Joaquim Barbosa entre os presidenciáveis, Lula continuaria vencendo em primeiro turno; resultado, melhor do que o da presidente Dilma, terá consequência óbvia: Lula será pressionado pelo PT e por partidos da base aliada a retornar ao jogo político, antes do que se previa; será que ele topa disputar mais uma eleição?

No levantamento, o Datafolha fez simulações incluindo o nome do ex-presidente Lula como presidenciável. Ao contrário da presidente Dilma Rousseff, ele venceria seus adversários em primeiro turno.
Confira os cenários do Datafolha:
1) Lula, Marina, Aécio e Eduardo
Lula 46%
Marina Silva 19%
Aécio Neves 14%
Eduardo Campos 4%
Total Lula 46%
Total adversários 37%
Diferença 9 pontos
2) Lula, Marina, Aécio, Eduardo e Joaquim Barbosa
Lula 45%
Marina Silva 14%
Joaquim Barbosa 13%
Aécio Neves 12%
Eduardo Campos 4%
Total Lula 45%
Total adversários 43%
Diferença 2 pontos
3) Dilma, Marina, Aécio e Eduardo
Dilma 30%
Marina Silva 23%
Aécio Neves 17%
Eduardo Campos 7%
Total Dilma 30%
Total adversários 47%
Diferença - 17 pontos
2) Dilma, Marina, Aécio, Eduardo e Joaquim Barbosa
Dilm 29%
Marina Silva 18%
Joaquim Barbosa 15%
Aécio Neves 15%
Eduardo Campos 5%
Total Dilma 29%
Total adversários 53%

Diferença - 24 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário