quinta-feira, 9 de maio de 2013

Obras do novo Hospital da Criança e do Adolescente serão lançadas nesta sexta-feira


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, lança nesta sexta-feira, 10, às 9h, as obras de ampliação e reforma do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), em Macapá. A nova unidade será dotada do que há de mais moderno em infraestrutura hospitalar, para atender de forma eficiente a população.
Construído na década de 1970, o HCA tem uma área de pouco mais de 3.000 m², incluindo um bloco principal hospitalar e dois anexos; um para a administração e almoxarifado e o outro com o Pronto Atendimento Infantil (PAI). O projeto de reforma e ampliação dobrará sua área construída para mais de 7.000 m².
Atualmente, o HCA possui 92 leitos para internação, um centro cirúrgico e UTI com 5 leitos. O novo projeto estabelece a construção de 2 novos blocos com 3 pavimentos cada. O primeiro abrigará um moderno centro cirúrgico contendo 3 salas de cirurgias e UTI com 17 leitos, além de áreas de conforto médico com plantões, coordenação médica e de enfermagem, salas das comissões e auditório para 110 lugares.
No segundo bloco, na parte térrea, ficarão os serviços de nutrição e dietética, rouparia, almoxarifado de medicamentos, farmácia, vestiários e oficinas. O primeiro andar será destinado a uma ampla enfermaria com 26 leitos e área ocupacional, e no segundo andar haverá uma enfermaria com 26 leitos e brinquedoteca.
O investimento irá ajudar no atendimento de urgência e emergência do Pronto Atendimento Infantil. Por ter sido construído em um lugar estratégico, o atendimento será mais ágil, pois, em caso de um atendimento imediato, os profissionais no PAI poderão fazê-lo sem que seja necessária a intervenção de uma ambulância ou de uma unidade do Samu.
"Sabemos que cada minuto é valioso em um atendimento de urgência. A nossa intenção é equipar o Hospital da Criança com que há de mais moderno, para que possamos oferecer esse serviço à população", explica a secretária de Saúde, Olinda Araújo.
O antigo prédio passará por reformas e adaptações, e será contemplado com administração, ambulatórios e apoio diagnóstico com laboratório; raios-X, ultrassonografia, fisioterapia, eletroencefalografia e eletrocardiografia. Além de uma enfermaria para 49 leitos no primeiro andar e outra enfermaria para 50 leitos no segundo pavimento.
Desta forma, o HCA passará de 92 para 151 leitos, além dos 17 da UTI e dos 18 leitos de observação no Pronto Atendimento Infantil (PAI).
O prazo para a execução da obra é de 2 anos e 11 meses. O investimento é da ordem de R$ 15.995.313,19, recursos do Governo do Estado, por meio do PROAMAPÁ e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Álvaro Penha/Seinf 

Nenhum comentário:

Postar um comentário