quarta-feira, 29 de maio de 2013

Programa Visão para Todos encerra 4ª etapa de cirurgias

Com uma equipe de três cirurgiões, três técnicos de enfermagem e um anestesista, profissionais do Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof) da Universidade de Goiás, o programa Visão para Todos está encerrando a 4ª etapa com um saldo positivo. Segundo a gerente interina do programa, Nêmora Brito, 211 cirurgias já foram realizadas. A meta é fechar essa etapa com a realização de 300 cirurgias.
Nêmora informa que, desde sua reabertura, em fevereiro de 2013, até 18 de maio o Visão para Todos já realizou mais de 1.000 cirurgias. "As pessoas que são atendidas pelo programa saem completamente maravilhadas e, para nós que fazemos parte da equipe, é gratificante ver como ficam contentes ao voltar a enxergar com clareza", disse.
Para fazer parte do projeto, o usuário precisa ser avaliado por um oftalmologista e encaminhado para avaliação da equipe do Visão para Todos. "O usuário é avaliado por um oftalmologista da rede pública e encaminhado para avaliação no Visão para Todos. Depois dos exames realizados, são encaminhados para a cirurgia", disse Nêmora.
Entre consulta, realização de exames e avaliação, o usuário espera no máximo quatro dias para a realização da cirurgia. "O processo de espera entre avaliação e a cirurgia propriamente dita é curto. A demora maior é na realização de exames. O paciente quando recebe a avaliação positiva é encaminhado para o centro cirúrgico, realiza a cirurgia, geralmente pela parte da manhã e a tarde, e já retira o tampão. É tudo muito tranquilo", relatou a gerente.
Para os usuários do projeto que já realizaram o procedimento cirúrgico, a emoção é grande na retirada do tampão. Zilda do Nascimento, que passou pelo procedimento cirúrgico na tarde desta quinta-feira, 23, disse que estava há muito tempo sem conseguir enxergar e que é emocionante ver novamente os rostos dos filhos e parentes. "Fazia muito tempo que eu só via vultos. Minha vista era embaçada. Depois da cirurgia ficou limpo como se tivessem passado um limpador de para-brisa no meu olho", festejou Zilda.
Alexandrina Oliveira também saiu festejando depois que retirou o curativo da cirurgia. Segundo ela, há três anos que estava completamente sem visão do lado direito da vista. "Eu não via nada. Agora, consigo até ver as cores de novo, estou muito feliz. Quero agradecer a Deus e aos médicos que cuidaram da gente e também ao governador do Amapá porque se preocupa com a gente que é humilde e não tem condições de pagar uma cirurgia particular", afirmou.
A próxima etapa do programa Visão para Todos será em junho. "Ainda não temos a data específica de qual dia será iniciada a 5ª etapa do projeto. Mas, vamos continuar atendendo e marcando as cirurgias", finaliza Nêmora.
Araciara Macêdo/Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário