segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Governo do Estado assina convênio pelo combate à fome no Amapá


O Governo do Estado do Amapá firmou convênio com o Mistério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para assegurar a aos amapaenses o direito humano à alimentação adequada.
O convênio, no valor de R$ 350.074,54, foi assinado pelo ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcelo Cardona Rocha, o governador Camilo Capiberibe, a secretária de Inclusão e Mobilização Social, Eloiana Cambraia, e pela presidente do Conselho de Segurança Alimentar do Amapá, Kátia Cilene Almeida, no dia 31 de dezembro de 2012 e terá vigência até 31 de dezembro de 2014.
O objeto é o apoio ao fortalecimento do Conselho Segurança Alimentar do Amapá (Consea-AP) e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e elaboração/revisão do Plano de Segurança alimentar e Nutricional do Estado do Amapá, sensibilizando os municípios para a adesão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
O Consea-AP é um instrumento de articulação entre o Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), e a sociedade civil na proposição de diretrizes para as ações na área da alimentação e nutrição e tem a responsabilidade de acompanhar e propor diferentes programas de combate à fome, além de estimular a participação da sociedade na formulação, execução e acompanhamento de políticas de segurança alimentar e nutricional.
A Caisan é a organização que tem como finalidade a promoção de articulação e da integração dos órgãos e entidades da administração pública federal afetos à área de segurança alimentar e nutricional. No âmbito de suas competências está a Coordenação, a execução da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Monitoramento e Avaliação, de forma integrada, a destinação e aplicação de recursos em ações e programas de interesse da área no plano plurianual e nos orçamentos anuais, entre outras.
A elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional tem o objetivo de formular de Políticas Públicas e promover estratégias sustentáveis para assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada – DHAA, sabendo que o acesso à alimentação é um direito em si mesmo, na medida em que alimentação constitui-se no próprio direito à vida.
O Sisan é o sistema pelo qual os órgãos governamentais dos três níveis de governo e as organizações da sociedade civil irão atuar conjuntamente na formulação e de Políticas e ações de Combate à fome e de promoção da Segurança Alimentar e nutricional, e ainda no acompanhamento, monitoramento e avaliação da situação nutricional da população.
A SIMS terá a responsabilidade de gerenciar o desenvolvimento do recurso, através do Núcleo de Segurança Alimentar e Nutricional (NSAN) desta secretaria, para o fortalecimento do Consea e da Caisan no Amapá.

Mara Liliane/SIMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário