segunda-feira, 15 de abril de 2013

CTMac apresenta resultados das vistorias realizadas nos ônibus de Macapá



 A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) finalizou os serviços de vistorias em toda a frota de ônibus operante no sistema de transporte público da capital. As cinco empresas responsáveis pelos serviços forma visitadas e informadas sobre as demandas. As vistorias foram realizadas nas garagens das empresas, não interferindo nos serviços prestados à população, no período de 03 a 10 de abril, das 22h às 4 horas. As empresas fiscalizadas foram: Amazontur, Expresso Marco Zero, União Macapá, Capital Morena e Sião Thur. Para a realização das vistorias foram mobilizados 10 servidores da Companhia.

Irregularidades

Entre as irregularidades encontradas nos veículos estão: limpador de pára-brisas com defeito, falta de corrimão, lanternas queimadas, campainha de parada sem funcionar, iluminação na placa do veículo queimada, extintor vencido, falta de extintor, falta de triângulo de sinalização, luz de posição queimada, luz de freio e de ré queimadas, pneu careca, pneu recauchutado na dianteira, falta de lixeira dentro do veículo, dentre outros. Outro problema encontrado, que chega a comprometer a prestação do serviço, está relacionado a defeitos nos elevadores de acessibilidade.

Elevadores

De acordo com o chefe da divisão de vistoriada CTMac, Geovani Oliveira, a falta de manutenção preventiva faz com que os elevadores não funcionem corretamente. “Participei do treinamento dado pelo técnico da Ortobrás (empresa responsável pela fabricação dos elevadores), e ele enfatizou que a limpeza periódica dos elevadores é imprescindível. Durante as vistorias pudemos constatar que na maioria dos casos é o acúmulo de sujeira que faz com o equipamento não funcione”, enfatizou.

Entre as recomendações da Ortobrás estão: colocar os elevadores para funcionar antes de sair das garagens, lavar e lubrificar os equipamentos com frequência, manusear de forma correta entre outras.

Resultados

Na empresa Amazontur foram vistoriados 20 veículos. Dentre os quais, 16 foram considerados inaptos (destes, 09 apresentaram problemas nos elevadores), apenas 04 passaram pelo procedimento sem qualquer problema.

A Express Marco Zero teve 32 ônibus verificados. Sendo, 28 reprovados e apenas 04 sem problemas. Apenas 01 veículo apresentou problemas no elevador.

Na União Macapá, empresa que apresentou os maiores problemas, dos 28 vistoriados, todos foram considerados inaptos.
A empresa Capital Morena apresentou 14 veículos para a vistoria. Destes, 12 foram considerados inaptos e apenas 02 não apresentaram problemas.

A Sião Thur, empresa que possui a maior frota, dos 62 ônibus fiscalizados, 48 foram considerados inaptos, apenas 14 não apresentaram problemas. Entre os inaptos, 09 apresentaram problemas de funcionamento dos elevadores de acessibilidade.

Também foram encontrados veículos com placas de outros estados, que foram advertidos e terão que resolver também este problema. Todos os veículos que não tiveram resultados satisfatórios durante a vistoria terão prazo de 30 dias para apresentar os problemas resolvidos. Após esse prazo a CTMac irá vistoriar novamente, e se forem encontrados os mesmos erros, a empresa responsável será notificada.

Patrícia Leal - Asscom CTMac
e-mail: ascom-ctmac@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário