Com o objetivo de dar maior vazão no atendimento às
crianças atendidas no Pronto Atendimento Infantil (PAI), o hospital adotou
alternativas para minimizar os transtornos que a lotação nos corredores e
enfermarias da casa de saúde tem provocado. Entre as medidas adotadas pela
Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ficou estabelecido que o atendimento
inicial, das 7h às 13h, será prioritariamente destinado para atender casos
graves de urgência e emergência.
A diretora do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA)
e do Pronto Atendimento Infantil, enfermeira Ana Claudia Lobo da Silva, explica
que neste período de 7h às 13h, o hospital disponibiliza uma ambulância para
auxiliar no eventual transporte de crianças que, após avaliação médica, não
apresentem sinas de gravidade para receberem atendimento nas unidades básicas
de saúde de Macapá.
Ana Claudia Silva ressalta que neste período sazonal,
onde os casos de doenças respiratórias e diarreicas são mais frequentes, a
superlotação no Pronto Atendimento Infantil é inevitável.
Diante desta situação, a direção do PAI pede a
compreensão das pessoas e sugere às mães que levem seus filhos primeiro nos
postos de saúde ou unidades básicas de saúde para que recebam os primeiros
atendimentos médicos e, se necessário, encaminhamento para urgência e
emergência do PAI. "Desta forma iremos tornar o atendimento no PAI muito
mais eficiente, ágil e humanizado", diz a diretora do HCA.
Ana Claudia garante que o PAI dispõe de cinco médicos que
fazem o atendimento de porta de entrada no hospital. Atualmente, o Pronto
Atendimento Infantil realiza em média 430 atendimentos por dia. A diretora Ana
Claudia diz que mais da metade desse atendimento poderia ser feito pela atenção
primária que, segundo ela, ainda está se reestruturando.
Edy Wilson Silva/Sesa
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