quarta-feira, 17 de abril de 2013

PAI adota estratégia para priorizar atendimentos de urgência e emergência


Com o objetivo de dar maior vazão no atendimento às crianças atendidas no Pronto Atendimento Infantil (PAI), o hospital adotou alternativas para minimizar os transtornos que a lotação nos corredores e enfermarias da casa de saúde tem provocado. Entre as medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ficou estabelecido que o atendimento inicial, das 7h às 13h, será prioritariamente destinado para atender casos graves de urgência e emergência.
A diretora do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e do Pronto Atendimento Infantil, enfermeira Ana Claudia Lobo da Silva, explica que neste período de 7h às 13h, o hospital disponibiliza uma ambulância para auxiliar no eventual transporte de crianças que, após avaliação médica, não apresentem sinas de gravidade para receberem atendimento nas unidades básicas de saúde de Macapá.
Ana Claudia Silva ressalta que neste período sazonal, onde os casos de doenças respiratórias e diarreicas são mais frequentes, a superlotação no Pronto Atendimento Infantil é inevitável.
Diante desta situação, a direção do PAI pede a compreensão das pessoas e sugere às mães que levem seus filhos primeiro nos postos de saúde ou unidades básicas de saúde para que recebam os primeiros atendimentos médicos e, se necessário, encaminhamento para urgência e emergência do PAI. "Desta forma iremos tornar o atendimento no PAI muito mais eficiente, ágil e humanizado", diz a diretora do HCA.
Ana Claudia garante que o PAI dispõe de cinco médicos que fazem o atendimento de porta de entrada no hospital. Atualmente, o Pronto Atendimento Infantil realiza em média 430 atendimentos por dia. A diretora Ana Claudia diz que mais da metade desse atendimento poderia ser feito pela atenção primária que, segundo ela, ainda está se reestruturando.
Edy Wilson Silva/Sesa

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