sexta-feira, 12 de abril de 2013

PMM começa processo de debates de prioridades com a população


A partir desta semana a Prefeitura de Macapá começa a preparar a população para os debates das prioridades para a cidade. É o início do processo do Plano Plurianual (PPA) que será levado para toda a sede e distritos macapaenses, com o objetivo de promover o diálogo entre o prefeito Clécio Luís, gestores e técnicos da PMM com a população. A abertura do ciclo de debates vai acontecer nesta sexta-feira, 12, prossegue com as Assembleias nos bairros e distritos, e culmina com a Assembleia Final, em julho.
   
O modelo de administração com o PPA é trabalhado por governos populares e foi executado com êxito em cidades brasileiras por promover o diálogo entre os governantes e a comunidade, seja individualmente ou por meio de movimentos populares. A Prefeitura vai mostrar as propostas da gestão e também ouvir a população, saber de seus problemas e acatar sugestões que podem ser incluídas no planejamento de governo e executadas ao longo de quatro anos. As propostas ajudam nortear as ações administrativas.

Em Macapá, à sigla PPA foi acrescentado o Participativo-PPA-P, indicando que a ideia é trabalhar o mais próximo possível do povo. Para facilitar a ação, a cidade foi mapeada em 16 territórios, divididos entre bairros e distritos, onde acontecerão os debates. Após a abertura oficial, o processo se divide em três etapas: Assembleias Populares, Rodada de Delegados e Assembleia Final. Serão realizadas 18 assembleias, sendo 17 populares e uma específica para setoriais, como Mulheres, Negros, Juventude, GLBT’s e outros.

Nas Assembleias Populares o prefeito e equipe falam sobre a gestão e o microfone é aberto para a população que também pode se manifestar através das urnas. Eles vão discutir as prioridades territoriais e construir propostas que serão divididas em quatro eixos de desenvolvimento: Social, de Gestão, Infraestrutura e Humano.

Todas as sugestões entram no relatório da Assembleia. Nesta etapa são escolhidos os delegados que representam os moradores e defendem as propostas. Cada grupo de dez participantes elege um delegado.

Na segunda etapa acontecem as rodadas de delegados, quando eles têm a oportunidade de conhecer mais de perto a máquina administrativa. É uma forma de trocar informação e formação para que estejam capacitados para a última etapa, a Assembleia Final, na qual as prioridades serão eleitas e encaminhadas para a Câmara de Vereadores e outras instâncias, para apreciação e incluídas no planejamento do orçamento de 2014 a 2017.  

Em Macapá é a primeira vez que o prefeito e sua equipe usam essa ferramenta para ouvir e se aproximar da população, garantindo que suas reivindicações sejam atendidas. A abertura do PPA-P será às 09h, no Centro de Difusão João Batista de Azevedo Picanço.

Coordenadoria de Comunicação PMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário