sexta-feira, 12 de abril de 2013

Justiça Federal notifica Ibama por irregularidades em licenciamento da UHE Santo Antônio do Jari



A Justiça Federal já notificou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e a Ece Participações para que se manifestem sobre irregularidades no licenciamento do projeto da UHE Santo Antônio do Jari (AP/PA - 373,4 MW). As irregularidades foram apontadas em ação judicial do Ministério Público Federal no Pará, que pediu a anulação da licença ambiental.
O MPF/PA pediu à Justiça que ordene o retorno à fase de análise do Estudo de Impactos Ambientais e Relatório de Impactos Ambientais porque o documento apresenta dados incompletos. O MPF/PA aponta ainda que as condicionantes da licença prévia não foram cumpridas pelo empreendedor.
De acordo com a ação, o Ibama aceitou o EIA da usina mesmo sem respostas a todas as questões do termo de referência, que deve ser rigorosamente seguido para que os estudos registrem corretamente os impactos. Segundo o MPF, o não atendimento, em sua totalidade, do termo de referência compromete as próximas fases do processo de licenciamento, aumentando o risco da ocorrência de sérios impactos socioambientais, com graves consequências ao meio ambiente, devido à falta de atendimento às disposições elaboradas e emitidas pelo Ibama.
Ainda segundo a ação, a ausência de alguns dos diagnósticos necessários no estudo de impactos ambientais prejudica a  possibilidade da participação popular e a intervenção direta do cidadão no processo de licenciamento ambiental. Os procuradores da República Bruno Araújo Soares Valente e Felício Pontes Júnior, que assinam a ação,  lembram que a sociedade teve cerceado o prazo para conhecimento dos estudos. O juiz Arthur Pinheiro Chaves é o responsável pelo processo na Justiça Federal. (Fonte: Canal Energia) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário