terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Mesa da Câmara aprova homenagem a Chico Mendes


Brasília, 05/02/2013 – A 1ª Secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados deu parecer favorável ao projeto de resolução 75/2011, da deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), para chamar de Plenário Chico Mendes a sala de reuniões da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Plenário da Câmara.
“O compromisso de Chico Mendes é atual em qualquer tempo. Precisamos trazer à memória do povo brasileiro, aos trabalhos do colegiado e do Parlamento essa luta em defesa do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável, da justiça social. Nossas decisões devem considerar essas diretrizes. Estou feliz com a decisão para a justa homenagem a este grande líder da Amazônia e da luta ambientalista”, afirma a autora.
Chico Mendes reuniu indígenas, seringueiros, castanheiros, pescadores, quebradeiras de coco babaçu e populações ribeirinhas para a criação de reservas extrativistas. Essas reservas tinham por objetivo preservar as terras indígenas e a floresta, além de ser um instrumento da reforma agrária, tão necessária ao desenvolvimento do país. Organizador da resistência dos seringueiros contra a derrubada da floresta para dar lugar às serrarias, ao pasto e aos latifúndios de monocultura, foi vítima da violência patrocinada pelo desenvolvimento predatório da Amazônia. Assassinado na porta de casa, dia 22 de dezembro de 1988, uma semana após completar 44 anos, deixou a esposa e dois filhos menores, à época com dois e com quatro anos de idade.
Outro projeto da socialista declara Chico Mendes o Patrono brasileiro do Meio Ambiente.
Sizan Luis Esberci

Nenhum comentário:

Postar um comentário