terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Solenidade no Teatro das Bacabeiras marca a retomada do projeto Visão para Todos


O lançamento oficial do projeto Visão para Todos ocorrerá nesta quarta-feira, 27, no Teatro das Bacabeiras, a partir das 9h. A cerimônia marca a retomada definitiva do projeto, desativado desde a gestão passada. A decisão política do governador do Amapá, Camilo Capiberibe, foi decisiva para o retorno do serviço.
"Imagino quantas pessoas tiveram a visão agravada ou até ficaram cegas por falta de atitude do governo passado, que preferiu desativar o serviço, ao invés de mantê-lo", desabafou o governador, durante visita que fez aos pacientes que se encontravam neste sábado, 23, no Hospital Estadual de Clínicas Alberto Lima (HCAL), local onde as cirurgias são realizadas.
A ação de cirurgias de catarata, iniciada desde sábado, já contabilizou mais de 100 cirurgias realizadas. A maioria dos pacientes já foi liberada e deve retornar ao hospital esta semana para avaliação médica. A meta é realizar até 300 cirurgias por mês. Nesta primeira etapa, que se encerrará dia 2 de março, serão feitas também cerca de 300 cirurgias.
Durante a solenidade desta quarta-feira, o Governo do Estado assina um convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que prevê a realização neste primeiro momento de 3 mil cirurgias de catarata.
A prioridade será de pacientes previamente cadastrados no projeto. O critério de atendimento ocorre por ordem de inscrição - existem pessoas que aguardavam por uma cirurgia de catarata há oito anos.
"O retorno do Visão para Todos resgata um dos principais serviços de assistência à saúde do Estado, primeiro pela oportunidade que as pessoas têm em voltar a enxergar novamente ou fazer a correção visual gratuitamente, e segundo pela abrangência social que o projeto tem", afirmou o secretário de Estado da Saúde em exercício, Robério Monteiro.
Ele explicou que pelo convênio as pessoas submetidas às cirurgias de catarata neste período terão acesso a exames, avaliação médica e acompanhamento médico antes, durante e depois da cirurgia. O Governo do Estado planeja ainda a oferta de outros serviços na área de oftalmologia, como avaliação médica e tratamento de glaucoma e pterígio, mas esses serviços só devem começar após a conclusão da etapa de catarata.
Edy Wilson Silva/Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário