domingo, 3 de fevereiro de 2013

Júnior Favacho assume a presidência da Assembléia Legislativa para novo mandato



O presidente em exercício da Assembléia Legislativa do Amapá (ALAP), deputado Júnior Favacho (PMDB) assumiu na sexta-feira (01) a direção da Casa para um novo período legislativo, liderando a Mesa Diretora ao lado dos deputados Roseli Matos (DEM), Charles Marques (PRTB), Keka Cantuária (PDT) e Sandra Ohana (PP). A cerimônia contou com a presença do governador Camilo Capiberibe (PSB), que foi deputado estadual.
O rito da cerimônia iniciou com a leitura da ata da sessão que reconduziu aos cargos os ocupantes da Mesa Diretora, entre eles os deputados Moisés Souza (PSC) e Edinho Duarte (PP). Eles não chegaram a tomar posse nos cargos de presidente e primeiro-secretário, respectivamente, devido uma decisão judicial impedir. Duarte chegou a fazer uso da palavra para dar sua versão sobre o episódio, mas reconheceu a legitimidade do ato de posse do presidente interino.
A presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheira Maria Elisabeth Picanço, esteve na cerimônia. O desembargador Carmo Antônio de Souza representou o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Mário Gurtyev de Queiroz. Carmo Antônio foi convidado a manifestar-se, ocasião em que disse estar torcendo muito para que as coisas continuem avançando na Assembleia Legislativa e desejou sorte aos gestores da Casa.
Já o governador Camilo Capiberibe disse que a Assembleia Legislativa tem um papel fundamental para o pleno desenvolvimento do Estado, dando legitimidade às ações do Executivo e garantindo um ambiente de paz e equilíbrio ao ente federado. “Só assim conseguimos atrair o capital para cá,  pois somente com grandes empresas atuando aqui, gerando emprego e renda, poderemos desenvolver nossa economia”, disse o governante.
Em seu discurso, Favacho fez um balanço do período de sete meses em que vinha respondendo interinamente pela gestão da ALAP. “Ratifico aqui todos os compromissos assumidos quando do juramento de posse no mandato de deputado estadual e especialmente no de presidir esta Casa, mesmo na interinidade. Não faltou, não falta e não faltará um só segundo de motivação, não arredarei um milímetro do compromisso de seguir em frente”, disse o presidente.

ALAP- DECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário