segunda-feira, 25 de março de 2013

Pacto pela Paz: sucesso no primeiro dia de operação da Segurança Pública


Nenhuma ocorrência grave foi registrada no trânsito de Macapá na primeira noite de fiscalização da operação Pacto pela Paz. As blitze intensas em pontos estratégicos das regiões Norte e Sul da capital deram um freio na violência das ruas.
Segundo o relatório de ocorrências da Polícia Militar do Estado, na orla do Araxá, onde se concentra o maior número de pessoas no final de semana, 107 veículos foram abordados. Desses, dez foram removidos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Quase 40 motoristas (39) foram notificados e sete documentos recolhidos.
De acordo com o cumprimento da Lei Seca, quatro pessoas foram pegas dirigindo sob a influência de álcool. Ainda na passagem das blitze, realizadas de 0h às 5h da manhã, 48 pessoas foram abordadas, das quais três foram conduzidas à Delegacia de Polícia.
Em toda a cidade, apenas dois acidentes com danos materiais e cinco com vítimas parciais foram registrados.
A operação Pacto pela Paz, estabelecida pelo Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), segue neste final de semana até às 2h da manhã de segunda-feira, 25. O evento tem a missão de agregar forças institucionais com demais entes organizados da sociedade civil para o desenvolvimento de planejamentos e operações conjuntas com foco principal no trânsito.
Seguindo o que também propõe a operação, casas noturnas e bares foram fiscalizados, com a cobrança do cumprimento dos horários de fechamento e apresentação das autorizações de funcionamento (do município e do Corpo de Bombeiros). Nessa primeira noite, cinco bares e restaurantes foram fiscalizados, nenhum notificado.
Estão juntos na operação as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), a Guarda Municipal, o Grupo Tático Aéreo (GTA), o Conselho Tutelar de Macapá, o Juizado da Infância e Juventude e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbanístico e Habitação (Semduh).
"Essa integração é para efetivar ainda mais a política de segurança pública no Estado. Estamos pactuando pela paz, num esforço conjunto para combater a criminalidade", reiterou o secretário Marcos Roberto.
Denise Muniz/Sejusp

Nenhum comentário:

Postar um comentário